Ligue ou Whats: (19)98242-8599

Imposto de Renda 2016 - Em campinas, Hortolândia e Região

dasdasdasdada

dadasdasdas

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Sociedades Anônimas (S/A) e Governança Corporativa – Resumo

    Graças a Deus, estou cursando a Faculdade de Ciências Contábeis, e em uma das disciplinas aprendemos sobre as S/A. Vou postar um resumo Próprio da matéria explicada em meu curso.

Bom vamos começar sobre a definição: “Define-se Sociedade Anônima, como organização a qual tem seu capital pulverizado em ações e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço da emissão das ações.”
Assembleia Geral
É uma reunião onde participam os acionistas, para discutir a tomada de decisões da companhia.
Representantes de Uma Sociedade Anônima
O CEO é um presidente responsável pela gestão das operações do dia-a-dia e pela  execução das politicas determinadas pelo conselho. Ele é obrigado a apresentar relatórios periódicos ao conselho de Administração.
Compete-lhe fixar a orientação geral dos negócios da companhia, fiscalizar a gestão da diretoria Executiva, convocar as assembleias de acionistas, manifestar sobre as demonstrações financeiras e o relatório da administração, manifestar sobre os atos e contratos, deliberar sobre a emissão de ações e debêntures, escolher e destituir auditores independentes etc…
Será composto de no mínimo 3 membros eleitos pela assembleia Geral e por ela destituíveis a qualquer tempo.
Diretoria Executiva
A diretoria Executiva se reporta diretamente ao conselho de administração e ao conselho fiscal.
Para uma S/A estar dentro dos padrões de governança corporativa ela terá que ter:
Transparência: Informando sempre a situação da empresa e principalmente ter uma execelente comunicação interna e externa, de forma clara, rápida e objetiva. isso resultará um clima de confiança interno e externo.
Equidade: Prezar pelo tratamento igualitário e justo dentro da organização, não importando o nível interno ou externo. atitudes politicas ou de descriminação, são intoleráveis.
Prestação de Contas: deve sempre prestar contas, seguindo os critérios estabelecidos pela organização e leis vigentes como a Lei SOX (sarbanes-oxley)
Responsabilidade Corporativa: Conselho e diretoria executiva devem zelar pela organização, incluindo nas estratégias de negócios temas como ordem social e ambiental.
A governança corporativa começou a ser valorizada e mais comentada após 2001, quando aconteceram fraudes nos Estados Unidos envolvendo as empresas Enron, WorldCom, Xerox.
Dentro da Bovespa a dois níveis de governança corporativa.
Nivel 1 – A empresa listada neste nível se compromete as seguintes praticas:
Manutenção em circulação de uma parcela mínima de ações. Sendo que 25% do capital total da organização deve ser pulverizado(Free Float) entre acionistas.
Realização de ofertas publicas de ações utilizando mecanismos que facilitem a dispersão do capital.
Balanços Trimestrais e demonstrativo do fluxo de caixa como parte da transparência.
Divulgar os acordos existentes com os acionistas e programas de opções de compra de ações.
Nivel 2 – A empresa listada neste nível se compromete as seguintes praticas:
Ter mandato unificado de 1 ano para os membros do conselho administrativo.
Divulgar Balanço Anual conforme as normas do USGAAP ou IASC
Acionistas preferencias terão direito a voto quando o assunto da reunião for relevante como transformação, incorporação, cisão e fusão.
 
TAGS
SOCIEDADE ANONIMA COMO ENTENDER, ABERTURA DE EMPRESAS, CAMPINAS, GOVERNANÇA CORPORATIVA, IMPOSTO DE RENDA 2014, PARQUE TARQUARAL, MELHOR LUGAR, CONTABILIDADE, CONTADORES

0 comentários:

Postar um comentário